Como lidar com seu chefe

Falar sobre o chefe é importante, mas bem delicado. A maioria das pessoas que trabalham tem um superior, lideram uma equipe ou fazem os dois papéis. Os líderes têm um papel importante no dia a dia da empresa, pois eles é que dão o tom que será seguido pelos demais funcionários. Chefes equilibrados mantêm um ambiente produtivo sem elevar o nível de estresse da equipe. Porém, há muitas pessoas que acham que lidar com o chefe é a parte mais estressante do trabalho.

Fato é que desconfortos com o chefe vão continuar existindo. Hoje, os principais causadores desses atritos são a forte pressão por desempenho, as fusões e aquisições, que criam um ambiente de incerteza, e a chegada dos jovens às empresas.

Do outro lado, o do funcionário, as principais queixas giram em torno de: falta de reconhecimento e ausência de liberdade para opinar. No entanto, quem quer alcançar postos mais altos dentro da empresa precisa cuidar do relacionamento com os superiores.

O maior segredo está em desenvolver uma boa química com a liderança, alinhando estilos de trabalho e objetivos. Veja como passar por situações conflituosas com o chefe, caso elas ocorram, e garantir uma vida mais feliz no trabalho.

Chefe que só promove quem tem QI
Mesmo nas organizações que adotam políticas claras de carreira, as acusações de apadrinhamento continuam existindo. Fazer alianças e contar o que você está fazendo é importante para gravar seu nome na memória de quem decide: seu chefe ou, talvez mais importante, o chefe do seu chefe. Uma empresa é feita de pessoas e a indicação faz parte do comportamento humano. Em vez de se lamentar, deixe os outros saberem o que você anda fazendo e crie para si mesmo oportunidades de ser o indicado.

Chefe Workaholic
Se você sente que o seu chefe é assim, estabeleça regras. Os chefes têm a obrigação de zelar pelo clima no ambiente de trabalho. Não é vergonha mostrar que você tem limites. Aliás, é bom porque o chefe terá parâmetros para saber se está exagerando, sobrecarregando você de coisas ou não.

Chefe que se mostra preconceituoso
Por incrível que pareça, demonstrações de preconceito ainda existem. O que fazer num caso desses? Quando uma pessoa é ofendida, a reação natural é perder a cabeça e partir para a briga. Mas é essencial se conter no primeiro momento, nada de desabar em prantos. A melhor coisa a fazer é propor ao chefe encerrar a discussão momentaneamente. Esfrie a cabeça e retome o assunto no dia seguinte, dizendo ao chefe que está se sentindo discriminado. Portanto, não tenha medo de retaliações.

Leave a Reply

Open chat