Sefaz e Famato divulgam vídeo aulas sobre emissão de NFA-e

Com o objetivo de auxiliar microprodutores e pequenos produtores rurais na emissão de nota fiscal avulsa eletrônica (NFA-e), a Secretaria de Fazenda (Sefaz) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) disponibilizaram uma série de vídeos que ensinam todas as etapas para emitir o documento.

Os vídeos são autoexplicativos e mostram o passo a passo no sistema emissor da Secretaria de Fazenda, disponibilizado aos contribuintes. Além da aula de apresentação, foram produzidos outros conteúdos que demonstram a emissão da NFA-e em diversas operações como, por exemplo, no transporte interno de gado.

O material pode ser acessado no canal do YouTube da Famato:

NFA-e l Aula de Apresentação

NFA-e l Aula 01 – Credenciamento e Liberação de Acesso ao Portal Sefaz-MT

NFA-e l Aula 02 – Emissão de NF para Produtos Cultivados na Propriedade

NFA-e l Aula 03 – Emissão de NF Ortifrutigranjero Isento

NFA-e l Aula 04 – Emissão de Nota Fiscal de Gado – Operação Interna

NFA-e l Aula 05 – Emissão de Nota Fiscal de Transferência de Gado entre Propriedades

NFA-e l Aula 06 – Emissão de Nota Fiscal Tributada Interestadual

NFA-e l Aula 07 – Emissão de Nota Fiscal Complementar para Gado

NFA-e l Aula 08 – Cancelamento de Nota Fiscal no Prazo

NFA-e l Aula 09 – Cancelamento de Nota Fiscal Extemporânea

A NFA-e é emitida de forma gratuita no site da Sefaz-MT, por meio do Acesso Restrito. Caso não tenha senha de acesso, é necessário fazer um credenciamento – informando a inscrição estadual – e solicitar a liberação da senha, que deve ser criada pelo contribuinte.

O uso da NFA-e é obrigatório para os microprodutores, ou seja, aqueles que faturam até 5.350 Unidade Padrão Fiscal (UPF) por ano, e para os produtores rurais que em 2020 emitiram até 30 Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e). O documento fiscal possui validade nacional e é utilizado para acobertar operações com bens e mercadorias realizadas por esses.

Leave a Reply

Open chat