4 dicas para vencer a concorrência

Quando se fala em competitividade de micro e pequenas empresas, a questão central é a necessidade de sobreviver apesar da presença dos concorrentes, que podem variar em número de acordo com o setor, a localização do negócio, e as tendências de consumo. Para driblar a concorrência e fazer com que a sua empresa se destaque das demais, existem algumas estratégias que envolvem desde a qualidade do produto ou serviço que você oferece até a motivação do empreendedor. E não é só com os concorrentes atuais que o dono de uma micro ou pequeno empresa deve se preocupar, mas também com os que estão por vir. Veja a seguir algumas dicas dos consultor do Sebrae-SP Julio Tadeu Alencar para a sua empresa sobreviver no mar da concorrência.

Trabalhar esses aspectos na sua empresa vão ajudar o seu negócio a se destacar dos concorrentes:

1- Motivação
“Se você não mudou nos últimos seis meses, não foi porque a forma que está fazendo está certa, mas provavelmente porque você a está fazendo errado”. Alencar utiliza esse ditado japonês para dar uma dar uma ideia clara do que este item quer dizer. Empreendedores devem ter o mesmo entusiasmo pelo negócio que tinham no início, sem se deixar desmotivar pela rotina. Dedique mais tempo para estudar e conhecer mais profundamente a sua empresa, seus produtos e serviços, e descubra uma nova aplicação, abordagem, solução ou uso. Procure alguma coisa que, direta ou indiretamente, possa lhe dar novo entusiasmo pelo que a sua empresa faz.

2- Qualidade do produto ou serviço
Pense na qualidade do ponto de vista do cliente. Para o consumidor, seu produto ou serviço deve se destacar pelo preço, gosto pessoal, disponibilidade, variedade, forma do atendimento, utilização, aplicação, praticidade e versatilidade. Na visão do empreendedor, a qualidade é medida na forma como o produto é preparado, fabricado, embalado, armazenado e entregue aos clientes. Veja que as duas visões são diferentes. Se o empreendedor não levar em conta o ponto de vista do cliente, não conseguirá ganhar ou satisfazer a clientela.

3- Informação e Divulgação
É importante saber tudo o que puder sobre o seu concorrente. Descubra tudo sobre os seus produtos ou serviços, a maneira como divulgam e como se apresentam no mercado. Saiba qual a política comercial, os níveis de preços e, principalmente, quem são seus clientes. Utilize essas informações para criar uma estratégia para divulgar e apresentar seus produtos e serviços de tal forma que tanto seus clientes novos quanto os atuais conheçam os pontos fortes da sua empresa.

4- Conheça os seus clientes
Para satisfazer um cliente, é preciso conhecê-lo. Para isso, identifique quais as suas preferências, hábitos de consumo e necessidades. Procure estabelecer um relacionamento mais sólido e deixe claro seu compromisso em atender cada vez melhor.

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