10 livros essenciais para quem está pensando em abrir uma empresa

Abrir o próprio negócio é o objetivo de muitas pessoas. Para isso, é essencial pesquisar e buscar novas ideias e informações, principalmente para os empreendedores iniciantes, que não possuem tanta experiência em administração. Assim, uma ótima forma de dar o pontapé inicial é aprender com quem já sabe. Alguns livros ensinam, por exemplo, a montar um plano de negócios, saber o diferencial do negócio e fazer mais com pouco. Ou seja, o futuro empreendedor aprende como passar por todos os obstáculos e abrir a tão sonhada empresa.

01. GUIA ESSENCIAL PARA NOVOS EMPREENDEDORES
O “Guia essencial para novos empreendedores” é uma série de quatro volumes elaborados pelo Sebrae de Minas Gerais. Os livros são indicados para quem quer definir e construir seus próprios valores e interesses, com o objetivo de encontrar oportunidades de negócio. O volume conta com uma linguagem moderna, com referências a cultura pop, personalidades, frases inspiradoras, informações e dicas. Os livros são: “Descoberta”; “Ideação”; “Modelagem e valor”; e “Implantação”. O melhor é que o e-book está disponível de forma gratuita no site do Sebrae.

02. EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO
O livro de José Dornelas traz a teoria e a prática do empreendedorismo corporativo. Voltado para quem quer abrir o próprio negócio mas ainda tem medo de dar os primeiros passos. O livro aborda três temas: a inovação; como buscar e implementar oportunidades; e como as pessoas podem enfatizar e adquirir novas habilidades empreendedoras.

03. BOTA PRA FAZER – CRIE SEU NEGÓCIO DE ALTO IMPACTO
O livro é ideal para aquele que quer começar um negócio mas está meio perdido. “Bota pra fazer” traz um roteiro de como criar seu próprio empreendimento, ensinando tudo desde o início. Com explicações, ferramentas, formulários e exercícios, o livro da Endeavor é ideal para ajudar na estruturação do negócio.

04. BUSINESS MODEL GENERATION – INOVAÇÃO EM MODELOS DE NEGÓCIOS
O livro “Business model generation”, de Alexander Osterwalder, oferece uma ferramenta simples usada para compreender, projetar, retrabalhar e implementar modelos de negócio. Através da metodologia Canvas, que ajuda no gerenciamento estratégico, permitindo desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes, o empreendedor responde perguntas básicas para montar sua empresa.

05. PLANO DE NEGÓCIOS COM O MODELO CANVAS: GUIA PRÁTICO DE AVALIAÇÃO DE IDEIAS DE NEGÓCIO A PARTIR DE EXEMPLOS
Se o “Business model generation” ensina o empreendedor a metodologia Canvas, esse livro de José Dornelas mostra que o modelo Canvas deve ser combinado ao plano de negócios comum. O livro é ideal para os iniciantes do empreendedorismo, pois mostra as competências e deficiências dos modelos.

06. VALUE PROPOSITION DESIGN – COMO CONSTRUIR PROPOSTAS DE VALOR INOVADORAS
Com o plano de negócios estruturado, a atenção do empreendedor deve se voltar ao público alvo. Alexander Osterwalter, autor do livro, explica como usar o quadro de proposta de valor, uma ferramenta prática para desenvolver, testar, criar e gerenciar produtos e serviços que os clientes realmente querem. O livro complementa o “Business model generation” e traz exercícios práticos, ilustrações e ferramentas que ajudarão o empreender a melhorar seu produto ou serviço.

07. CONFIANÇA CRIATIVA – LIBERE SUA CRIATIVIDADE E IMPLEMENTE SUAS IDEIAS
Em “Confiança criativa”, os irmãos e autores David e Tom Kelley mostram que a inovação e a criatividade são abordagens proativas na busca por soluções, e provocam os empreendedores a saírem do lugar comum e criarem um diferencial para seus negócios. Inspirados em casos da IDEO e da d.school, em Stanford, os autores descrevem estratégias específicas para soltar a criatividade de cada um.

08. LEAN STARTUP (A STARTUP ENXUTA)
O livro “A startup enxuta” ensina empreendedores, administradores e líderes empresariais a serem mais bem-sucedidos na condução de seus negócios sem desperdício de tempo e de recursos. Eric Ries, autor do livro, mostra que a inovação é essencial para estimular o crescimento econômico e que é essencial oferecer um produto ou serviço alinhado com os interesses do seu público-alvo.

09. SABER VENDER É DA NATUREZA HUMANA: SURPREENDA-SE COM O SEU PODER DE CONVENCER OS OUTROS
O livro de Daniel H. Pink mostra que vender é algo natural e que não precisa ser um procedimento invasivo. Ao longo do livro, o autor ensina qual é a melhor maneira de convencer os outros e explica o motivo pelo qual nem sempre os extrovertidos são os melhores vendedores. Pink revela que o fato de estimular as pessoas a tomarem iniciativa pode ser mais importante do que tentar mudar sua forma de pensar.

10. SONHO GRANDE
“Sonho grande” traz a história por trás dos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. Juntos, eles são donos de grandes empresas, como Ambev, Budweiser, Burger King e Heinz. A fórmula de gestão que desenvolveram, chamado 3G Capital, se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos. Cristiane Correa, autora do livro, traz a trajetória desses empresários, mostrando como eles se tornaram empreendedores de grande sucesso, tanto no Brasil quanto no exterior.

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